Arte na Caixa em Ivoti e Estância Velha aproxima público das criações de artistas visuais da região
05 Jun 2023
Um formato diferente do projeto Mesa de Arte na Praça, no Muro, na Rede, na Caixa... será apresentado amanhã e na próxima terça-feira (6 e 13 de junho). É a Arte na Caixa, intervenção artística que concentra em caixas as reproduções impressas em tamanho A3 de obras de artistas da região. Em Ivoti, a Arte na Caixa será amanhã, das 13h30min às 16h30min, dirigido aos integrantes do PLUG - Programa de Lazer Unindo Gerações, da Prefeitura. Em Estância Velha, a intervenção acontece no dia 13 de junho, no mesmo horário, no Espaço Cultural (Rua Fagundes Varela, 90, Centro).
Em cada local, estarão cinco caixas com 35 reproduções, um total de 175 obras. A intervenção ocorrerá em espaços culturais, incentivando as pessoas a abrirem as caixas, verificarem as obras e escolherem uma delas para si. Alguns artistas estarão presentes para conversar com o público e sobre as peças.
As duas atividades integram o projeto Mesa de Arte na Praça, no Muro, na Rede, na Caixa... , selecionado no Edital Sedac nº 13/2021 - FAC Visual. A iniciativa tem realização da Mesa de Arte na Praça com financiamento do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A produção executiva é da Imago Produtora, com apoio da HS Consórcios e Tintas Killing.
No edital, também foram incluídas a Mesa de Arte na Praça em Morro Reuter, na semana passada (1º/6) e em Dois Irmãos (11/05), a segunda e a terceira edições da Arte no Muro, em Novo Hamburgo (02/12/22 e 08/05/23), e a nova convocatória para artistas visuais, que ampliou a abrangência do projeto para seis cidades (Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter). “Com isso, o cadastro com mais de 120 artistas chegou aos atuais 175”, informa a curadora do projeto, Ana Hauschild.
Todos os artistas cadastrados têm uma página própria no portal www.mesadeartenapraca.com.br, apresentando sua trajetória e até 10 de suas criações. O público pode acessar as páginas dos artistas e verificar informações sobre todas as ações já realizadas pelo projeto, que é coordenado pelo Coletivo A4 Falando em Arte. Além de Ana, integram o grupo as artistas plásticas Bala Blauth, Magna Sperb e Andrea Hilgert.