Mapeamento e difusão de Artistas Visuais em Novo Hamburgo
Entre 2020/201, com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 também chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural ou Lei Aldir Blanc de apoio à cultura), e através de um chamamento público de Premiação e Estímulo a Projetos Culturais e Artísticos do Município de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a MESA DE ARTE NA PRAÇA (MAP) realizou um projeto que tinha como metas o mapeamento e a difusão de artistas visuais de Novo Hamburgo.
Desta proposta, surgiu a I Convocatória MAP, um chamamento para artistas visuais nascidos ou com trajetória constituída em Novo Hamburgo, e que, tanto permitiu atualizar o cadastro de artistas já pré-existente do MAP, quanto mapear e adicionar novos artistas com trajetória constituída, bem como jovens artistas, integrantes de uma nova geração, em um total de 116 pessoas respondendo ao chamamento do MAP, num movimento para a difusão das artes visuais, sob a curadoria do Coletivo A4 Falando em Arte.
A partir do mapeamento e com a criação da plataforma digital, 158 artistas passaram a integrar o catálogo do Mesa de Arte na Praça, figurando em suas intervenções urbanas, além de ganharam espaço e visibilidade para a divulgação de sua produção artística nas mídias digitais (site e redes sociais) do MAP, evidenciando o panorama das Artes Visuais em Novo Hamburgo.
_________________________________________
*A MESA DE ARTE NA PRAÇA (MAP) é um movimento de valorização e difusão das Artes Visuais. Surgiu no coletivo A4 Falando em Arte (Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb Andréa Hilgert) com a proposta de difusão e democratização das artes, levando a produção de artistas a espaços pouco acostumados com ela, compartilhando e dialogando com as pessoas que circulam desavisadas e são surpreendidas pela diversidade de artistas da nossa região. Já foram várias as intervenções de arte urbana, realizados em praças e/ou locais de grande circulação de pessoas, onde reproduções de obras dos artistas integrantes do MAP ficam penduradas em varais, coladas em muros ou entregues em caixas. Atualmente, o MAP conta com a participação de 158 artistas da região.