Mapeamento e difusão das Artes Visuais em Novo Hamburgo e Região
Entre 2020/2021, o Mesa de Arte na Praça (MAP)* realizou uma primeira convocatória, fazendo um chamamento a artistas visuais nascidos ou com trajetória constituída em Novo Hamburgo a se integrarem ao MAP, fazendo parte de suas ações e intervenções, além de figurarem em suas mídias digitais.
Agora, ao final de 2022, com recursos da Pró-Cultura RS, por meio do Edital Sedac nº 13/2021 - FAC Visual, o MAP está ampliando a sua área de abrangência e realizando um novo mapeamento de artistas visuais nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Morro Reuter, na II Convocatória MAP para as Artes Visuais.
Nesta edição, a Convocatória também abrangerá Espaços de Arte destas cidades, sejam estes espaços de exposição e/ou de formação das artes plásticas e visuais, permitindo mapear o potencial artístico e ampliar o panorama das Artes Visuais na região.
________________________________________
* A MESA DE ARTE NA PRAÇA (MAP) é um movimento de valorização e difusão das Artes Visuais. Surgiu no coletivo A4 Falando em Arte (Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb Andréa Hilgert) com a proposta de difusão e democratização das artes, levando a produção de artistas a espaços pouco acostumados com ela, compartilhando e dialogando com as pessoas que circulam desavisadas e são surpreendidas pela diversidade de artistas da nossa região. Já foram várias as intervenções de arte urbana, realizados em praças e/ou locais de grande circulação de pessoas, onde reproduções de obras dos artistas integrantes do MAP ficam penduradas em varais, coladas em muros ou entregues em caixas. Atualmente, o MAP conta com a participação de 158 artistas da região.