Imagine sua cidade com arte espalhada pelas praças em varais, ao alcance do olhar de quem passa, tirando as pessoas de sua rotina e proporcionando um pouco de prazer e entretenimento incomum a elas?
Imaginou? Pois é este o objetivo do grupo de artistas A4 Falando em Arte (Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb e Mona Locks/Debora Piva) que criou o MESA DE ARTE NA PRAÇA. O evento reúne mais de 120 artistas da região de Novo Hamburgo e Vale do Sinos, com a proposta de levar a arte para locais não acostumados com ela, compartilhando e dialogando com as pessoas que circulam desavisadas e são surpreendidas pela diversidade de artistas da região.
A ideia foi lançada e muitos artistas aceitaram o convite, enviando imagens de suas obras. São fotógrafos, pintores, desenhistas, escultores e gravadores, alguns bastante conhecidos, outros bem novos ainda, iniciando na profissão de artista visual, todos colocados lado a lado numa amigável convivência de técnicas e temas.
A ideia do grupo A4 não é selecionar trabalhos, mas sim abrir espaço para todos os artistas da região mostrarem suas obras. Cada artista envia imagens de trabalhos seus à livre escolha, as imagens são reproduzidas em tamanho A3, todas do mesmo tamanho e penduradas em varais, lado a lado, ao alcance do olhar das pessoas. O público, atraído por esta maneira descontraída e democrática de mostrar as imagens, é levado a conhecer, apreciar e falar sobre arte.
Além do varal de imagens, as organizadoras levam livros de arte, catálogos e convites de exposições para as pessoas manusearem enquanto olham a exposição, se familiarizando com as diferentes técnicas e formas de expressão usadas em arte.
Os artistas não pagam para participar, nem as imagens de suas obras são comercializadas. Pelo contrário, são distribuídas gratuitamente ao público no final do evento. Cada pessoa escolhe livremente a obra do artista que mais se identifica, numa forma de levar um pouco de arte para casa.
A primeira MESA DE ARTE NA PRAÇA ocorreu no centro de Novo Hamburgo, na Praça do Imigrante, no dia 31 de março de 2016. Desde então já foi realizada mais sete vezes, em locais como a Praça Punta Del’Este, ao lado do Bourbon Shopping, na Praça 20 de Setembro, na Estação Mercado do Trensurb, na Universidade Feevale, na rua Maurício Cardoso (de grande circulação de pessoas) e até na Travessa dos Venezianos, em Porto Alegre.
Para o grupo A4, é preciso que as pessoas estejam com a alma alimentada de arte, isto sensibiliza e humaniza toda uma sociedade!