José Luiz se dedica à pintura, especialmente aquarela e grafite. Segue produzindo mesmo com a pandemia, com trabalhos expostos nos Estados Unidos e Europa.
Autodidata, José Luiz desde cedo mostrou talento para o desenho e aguçada capacidade de observação, se considerando um detalhista extremado. Iniciou sua trajetória artística em Novo Hamburgo, cidade onde reside desde 1996, com seus estudos formais de desenho e pintura no antigo Ateliê Livre da Prefeitura com a professora Rosane Madeira.
Apesar do isolamento imposto pela transmissão da Covid-19, o artista continua produzindo e possui obras expostas em várias cidades pelo mundo, como Milão e Nápoles, na Itália, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e São Paulo. Seus olhos brilham e um tímido sorriso aparece quando um de seus trabalhos é elogiado.
Natural de Porto Alegre, por cerca de 20 anos, pausados em decorrência da pandemia, o artista frequentou a Escola Municipal de Arte Carlão. Além disso, José Luiz sempre se dedicou em aprimorar seus dons artísticos com diversos cursos no currículo: de técnicas de desenho e pintura de rostos, com Cristina Marquat; de iniciação à aquarela; e de técnicas de grafitagem.