Lenko consome e pratica diversos meios de expressão artística, entre eles a arte digital. Acredita na soberania do indivíduo como verdade fundamental. Logo, a subjetividade o fascina, sendo a arte o que a desvela.
Atuante como artista plástico desde 2016, Marcelo Porto Sperb, conhecido no mundo das artes como Lenko, é autodidata. Inicialmente apoiado apenas ao seu talento natural, ele trabalhava sob comissão como retratista em pintura a óleo. Atualmente, além do retrato, explora a pintura a favor da liberdade, desde o figurativo até a abstração, de desenhos de uma linha só até performance artística.
Seu principal motivo e objeto de trabalho é o indivíduo, os indivíduos e, por sua vez, seus motivos. Acredita na soberania do indivíduo como verdade fundamental. Logo, a subjetividade o fascina, sendo a arte o que a desvela. Lenko tem escola no estudo da psicologia. Usa também da escultura em argila e em resina de poliéster como meio de expressão. O artista possui relevante experiência em mosaico e em gravura: xilogravura e serigrafia.
Lenko pesquisa, consome e pratica diversos meios de expressão artística, em tradição e contemporaneidade. Das Belas Artes até a fotografia, artesanato e design, além de dança, música, arquitetura, artes visuais, plásticas e cênicas.