Maurício Hilgert trabalha com tinta a óleo, aquarela, desenhos e pesquisa sobre o processo de utilização de materiais não convencionais. Transita entre as técnicas de pintura clássica e a desconstrução do processo trazido pela contemporaneidade.
Maurício Hilgert trabalha com tinta a óleo, aquarela, desenhos e pesquisa sobre o processo de utilização de materiais não convencionais. Transita entre as técnicas de pintura clássica e a desconstrução do processo trazido pela contemporaneidade. Enquanto o artista se questiona sobre a sociedade, o homem inserido nela e os efeitos desse processo na construção de identidade do ser, Hilbert utiliza da figura humana para contar a histórias dos retratados. Por vezes, usa sua própria imagem através de autorretratos como ponto de partida para criações autobiográficas que expõem sua vulnerabilidade perante o expectador. Desta troca honesta entre criador e criação, surgem representações pictóricas que vertem sensibilidade, impactando e emocionando.
Ele já participou de exposições coletivas e ganhou prêmios de design gráfico, como a menção honrosa em Design de Superfície no Prêmio Bornancini em 2016. Entre 2018 e 2019, o artista estudou inclusão, design e artes plásticas em Portugal, possibilitado por meio de uma bolsa Capes. Nesse período, Hilgert participou de exposições coletivas, pintou um mural na cidade de Leiria durante o festival artístico A Porta e ilustrou um livro infantil inclusivo.
Nascido em Novo Hamburgo, o artista explora as formas de expressão e criatividade através de trabalhos que vão desde o design até as artes plásticas.